PUBLICIDADE

Mundo

Presidente do Conselho Europeu aconselha Trump a respeitar os aliados que tem

10 jul 2018 - 11h34
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, pediu nesta terça-feira ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que pare de criticar os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) por causa do nível de investimento militar antes do que promete ser uma cúpula tensa da entidade.

Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, fala após declaração conjunta sobre maior cooperação entre a União Europeia e a Otan
10/07/2018
REUTERS/Francois Lenoir
Presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, fala após declaração conjunta sobre maior cooperação entre a União Europeia e a Otan 10/07/2018 REUTERS/Francois Lenoir
Foto: Reuters

Antes de partir para Bruxelas, Trump voltou a criticar os membros da Otan por não contribuírem o suficiente para a aliança ao mesmo tempo em que mantêm superávits comerciais com os EUA, sua reprimenda mais recente sobre temas que estão tensionando as relações transatlânticas.

"Querida América, valorize seus aliados, afinal você não tem tantos", disse o ex-primeiro-ministro polonês Tusk depois de um pronunciamento por escrito sobre uma cooperação maior entre a UE e a Otan, embora tenha reconhecido que a Europa deveria gastar mais com a defesa.

Muitos presidentes dos EUA exortaram governos europeus a terem mais gastos militares, mas Trump intensificou as exigências a tal ponto que os aliados receiam que essa atitude possa prejudicar o moral da Otan e favorecer o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que acusam de tentar dividir e desestabilizar o Ocidente.

"Caro presidente Trump: a América não tem, e não terá um aliado melhor do que a Europa", disse Tusk, que preside cúpulas de líderes da UE. "Hoje, os europeus (coletivamente) gastam com a defesa muitas vezes mais do que a Rússia, e tanto quanto a China". Ele disse que o dinheiro beneficia tanto a segurança norte-americana quanto a europeia quando os EUA encaram a Rússia e a China como ameaças.

"Preparando-me para ir para a Europa. Primeira reunião - Otan. Os EUA estão gastando muitas vezes mais do que qualquer outro país para protegê-los. Injusto com o contribuinte dos EUA", disse Trump.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade