PUBLICIDADE

Mundo

Presidente da Argélia, Bouteflika tentará reeleição pela quinta vez, diz agência estatal

10 fev 2019 - 13h48
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, disse neste domingo que concorrerá a um quinto mandato na eleição presidencial de 18 de abril, noticiou a agência de notícias estatal APS neste domingo, pondo um fim a meses de incerteza devido a sua má condição de saúde.

Bouteflika, de 81 anos, está no poder desde 1999, mas tem feito raras aparições públicas desde um derrame em 2013 que o deixou numa cadeira de rodas. É provável que ele se reeleja para um quinto mandato devido a uma oposição que continua fraca e fragmentada.

Segundo a APS, Bouteflika deseja mudar a Constituição caso seja reeleito. A agência de notícias não detalhou quais mudanças ele buscaria, mas uma fonte com conhecimento sobre o assunto disse que ele deve propor a criação de um novo cargo de vice-presidente para ajudá-lo a governar o extenso país norte-africano, rico em recursos energéticos.

O anúncio de Bouteflika ocorre um dia depois de o partido FLN no poder escolhê-lo como seu candidato oficial à presidência. Diversos partidos políticos, sindicatos e organizações empresariais já declararam apoio a sua reeleição.

A reeleição de Bouteflika pode proporcionar uma estabilidade de curto prazo para a FLN, o Exército e os grandes empresários, adiando uma sucessão potencialmente difícil.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade