PUBLICIDADE

Mundo

Presidenciável democrata O'Rourke arrecada U$6,1 mi em um dia

18 mar 2019 - 12h50
Compartilhar
Exibir comentários

O democrata norte-americano Beto O'Rourke arrecadou mais de 6,1 milhões de dólares no primeiro dia após declarar, na semana passada, sua entrada na disputa pela candidatura presidencial de seu partido em 2020, informou sua equipe de campanha nesta segunda-feira, ressaltando sua capacidade de levantar fundos em uma corrida acirrada.

Democrata Beto O'Rourke faz campanha em Muscatine, Iowa
14/03/2019
REUTERS/Daniel Acker
Democrata Beto O'Rourke faz campanha em Muscatine, Iowa 14/03/2019 REUTERS/Daniel Acker
Foto: Reuters

Sua arrecadação o coloca no topo de uma lista de mais de uma dúzia de candidatos, incluindo Bernie Sanders, senador independente que pleiteou a indicação do Partido Democrata sem sucesso em 2016. Sanders arrecadou 5,9 milhões de dólares nas primeiras 24 horas de sua campanha para 2020.

    O'Rourke iniciou sua campanha presidencial na quinta-feira com um vídeo em uma rede social e se juntou a um grupo de postulantes democratas que inclui vários parlamentares veteranos.

    O ex-congressista do Texas obteve a soma recorde de 38,1 milhões em um trimestre, de um total de 80 milhões, na sua tentativa fracassada em 2018 de substituir o senador Ted Cruz --mais do que em qualquer outra corrida pelo Senado e mais do que três vezes o que Cruz arrecadou.

A campanha de Sanders detinha o recorde de um dia de arrecadação para a disputa democrata de 2020, e disse que ele recebeu cerca de 10 milhões de dólares ao final de sua primeira semana de campanha.

    Alguns outros democratas relataram ter angariado totais iniciais muito menores. A senadora Amy Klobuchar disse ter arrecadado mais de um milhão nas primeiras 48 horas de sua campanha, e o governador de Washington, Jay Inslee, mais de um milhão três dias depois de entrar no páreo.

    Os democratas baniram grandes doações em seu confronto com o presidente republicano Donald Trump, que iniciou sua campanha de reeleição neste ano com 19,2 milhões de dólares em caixa.

    As doações via internet para O'Rourke vieram "sem um centavo de PACs, corporações ou interesses especiais, ele recebeu doações de todos os Estados e territórios da nação", disse sua equipe em um comunicado.

    A senadora Elizabeth Warren se tornou a primeira candidata democrata a rejeitar formalmente meios tradicionais de arrecadação, dizendo que não fará eventos para angariar fundos com convites a preços elevados.

    No mês que vem, todos os candidatos terão que revelar quanto dinheiro obtiveram no primeiro trimestre.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade