PUBLICIDADE

Mundo

Premier do Canadá aparece em foto com gesto racista

Imagem de 2001 mostra Justin Trudeau com o chamado "blackface"

19 set 2019 - 09h35
(atualizado às 13h35)
Compartilhar
Exibir comentários

A poucas semanas das eleições gerais no Canadá, o primeiro-ministro Justin Trudeau está no centro de uma polêmica envolvendo um caso de racismo. Foi publicada ontem (18) uma foto de 2001 na qual o premier aparece com o rosto pintado de marrom durante uma festa com tema árabe, adotando a prática chamada de "blackface".

Premier do Canadá aparece em foto com gesto racista
Premier do Canadá aparece em foto com gesto racista
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

    O "blackface" é considerado um gesto ofensivo porque remete a um costume teatral do século XIX, quando atores brancos pintavam o rosto com carvão para representar personagens negros de maneira caricata. A foto de Trudeau foi publicada pela revista "Time" e chegou a ser incluída no anuário da escola particular West Point Gray, onde o premier trabalhava à época como professor. Na imagem, Trudeau aparece de turbante branco, e o rosto, mãos e pescoço pintados. "Estou chateado comigo mesmo, estou decepcionado comigo mesmo", disse Trudeau, comentando a foto. "Eu deveria ter tido mais noção, mas não tive, e sinto muito por isso", completou.

    "Vou pedir aos canadenses que me perdoem pelo que fiz. Eu não deveria ter feito isso. Eu assumo a responsabilidade por isso.

    Foi uma coisa idiota de se fazer", lamentou o premier.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade