PUBLICIDADE

Mundo

Premier da Itália enfrenta Senado por voto de confiança

Giuseppe Conte espera aval para iniciar novo governo

10 set 2019 - 11h08
(atualizado às 11h23)
Compartilhar
Exibir comentários

Após receber o voto de confiança da Câmara dos Deputados, o primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, enfrenta nesta terça-feira (10) o Senado. Conte, que foi recolocado no cargo de premier pelo Movimento 5 Estrelas (M5S) e pelo Partido Democrático (PD), conquistou 343 votos a favor, 263 contrários e três abstenções na Câmara ontem.

Hoje, no Senado, Conte tenta receber o aval da Casa para a nova composição do governo. Desde às 10h locais (5h de Brasília), os senadores começaram a discutir as propostas do novo governo e a fazerem intervenções. O prazo para o debate é de cinco horas. Depois disso, o premier poderá fazer uma réplica, antes dos senadores irem para votação.

Premier da Itália, Giuseppe Conte enfrenta Senado por voto de confiança
Premier da Itália, Giuseppe Conte enfrenta Senado por voto de confiança
Foto: ANSA / Ansa

Em uma das intervenções mais esperadas no Senado, o líder da Liga Norte, Matteo Salvini, acusou Conte de não ter "dignidade".

"Conheci por meses aquele que parecia ser um Presidente do Conselho. Mas, depois, não sei o que mudou, o que aconteceu. Eu espero de um premier uma ideia pela Itália, e não insultos contínuos. É um homem orgânico no poder, sem dignidade", exaltou Salvini.

A relação entre Salvini e Conte se deteriorou quando, em agosto, o líder da Liga Norte retirou o apoio ao governo do premier, anunciando o fim da aliança com o Movimento 5 Estrelas (M5S). Em seu discurso de renúncia ao cargo, Conte também atacou Salvini, acusando-o de ser "oportunista".

Veja também

Veja o momento em que elefante avança contra multidão no Sri Lanka:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade