PUBLICIDADE

Mundo

Premier da Eslovênia renuncia após projeto ser barrado

Supremo anulou referendo de plano ferroviário no ano passado

15 mar 2018 - 08h33
(atualizado às 09h27)
Compartilhar
Exibir comentários

Após anulação de um referendo realizado em setembro do ano passado sobre um polêmico projeto ferroviário, o primeiro-ministro da Eslovênia, Miro Cerar, renunciou ao cargo nesta quarta-feira (14).

Premier da Eslovênia renuncia após projeto ser barrado
Premier da Eslovênia renuncia após projeto ser barrado
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo a imprensa local, Cerar vai informar hoje (15) ao presidente do país, Borut Pahor, a sua decisão sobre deixar o governo.

"O projeto ferroviário sofreu um golpe causado por aqueles que desejam deter o desenvolvimento positivo da Eslovênia. Não quero participar disso", afirmou o ex-premier.

"Devolvo o poder às mãos de vocês", acrescentou Cerar, falando sobre a Eslovênia estar em uma situação melhor desde 2014 quando assumiu o cargo.

Aceito por parte da população local, o projeto barrado pela justiça faz referência à infraestrutura ferroviária entre o porto de Koper e Divaca, perto da fronteira com a Itália, e era um grande investimento para o país, com um gasto público de 1 bilhão de euros.

Cerar declarou que ficará no cargo como interino até a próxima eleição e que a situação da Eslovênia continuará estável.

Previstas para 10 de junho, as eleições deverão ser antecipadas, provavelmente para o mês de maio, segundo um jornal esloveno.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade