PUBLICIDADE

Mundo

Premiê japonês Abe diz que vai comparecer à Olimpíada na Coreia do Sul

24 jan 2018 - 09h11
(atualizado às 09h41)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, disse nesta quarta-feira que vai comparecer aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchang, na Coreia do Sul, no mês que vem, após relatos de que não iria comparecer por conta de uma disputa sobre "mulheres de conforto" forçadas a trabalhar em bordeis militares japoneses em tempos de guerra.

Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante discurso no Parlamento, em Tóquio 22/01/2018 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, durante discurso no Parlamento, em Tóquio 22/01/2018 REUTERS/Kim Kyung-Hoon
Foto: Reuters

O Japão e a Coreia do Sul compartilham uma história amarga que inclui a colonização da península pelo Japão de 1910 a 1945 e a questão das "mulheres de conforto" é especialmente sensível.

Abe disse querer se encontrar com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, durante a visita para transmitir a posição japonesa de que não pode aceitar o pedido de Seul por mais medidas para ajudar as "mulheres de conforto", como são eufemisticamente conhecidas.

Sob um acordo de 2015, fechado entre Abe e a antecessora de Moon, o Japão se desculpou a ex-"mulheres de conforto" e criou um fundo de 9 milhões de dólares para ajudá-las.

Mas a Coreia do Sul disse neste mês que o acordo não logrou satisfazer as necessidades das vítimas e pediu mais medidas.

"Eu quero realizar um encontro de cúpula para transmitir firmemente a posição do Japão sobre o acordo acerca da questão das 'mulheres de conforto'", disse Abe a repórteres na residência oficial do primeiro-ministro.

Sob o acordo, os dois países concordaram que a questão será "irreversivelmente resolvida" caso ambos cumpram suas obrigações.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade