PUBLICIDADE

Mundo

Premiê italiano diz que é a favor da quebra de patentes de vacinas

No entanto, tema não é unânime em reunião da UE

7 mai 2021 - 18h53
(atualizado às 19h17)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, afirmou nesta sexta-feira (7) que é favorável à quebra de patentes das vacinas anti-Covid. A declaração ocorreu durante o jantar de trabalho dos líderes europeus na reunião de cúpula que está sendo realizada em Portugal.

Draghi está em Portugal para participar de cúpula da UE
Draghi está em Portugal para participar de cúpula da UE
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo fontes que acompanham o encontro, o premiê italiano afirmou que, no contexto da remoção do bloqueio das exportações, "vejo favoravelmente a proposta do presidente Joe Biden" sobre a quebra das patentes.

Ainda conforme os presentes, Draghi ressaltou que o mundo "está de frente para um evento único: milhões de pessoas que não têm condições de comprar vacinas estão morrendo". O chefe de Governo afirmou que a "proposta temporária" não apresenta perigo para a indústria farmacêutica, e lembrou que as empresas receberam aportes "enormes" dos governos nacionais.

O economista ainda ressaltou que é preciso que os outros países do mundo também exportem mais as vacinas anti-Covid, assim como a União Europeia faz desde o início.

No entanto, a visão de Draghi não é unânime dentro do bloco, encontrando resistência de diversas nações, como a Alemanha.

Mais cedo, ao fim das reuniões formais, a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou que a quebra de patentes "não resolve os problemas" atuais e que é preciso que outros países ricos também exportem mais.

"Cerca de 50% do que é produzido na Europa é exportado para 90 países, incluindo a Covax. São cerca de 200 milhões de doses que foram exportadas e cerca de 200 milhões de doses distribuídas aos europeus. Convidamos a todos os que estão se empenhando no debate da quebra temporária das patentes para se unirem a nós e exportar uma grande parte do que produzem", acrescentou Von der Leyen. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade