PUBLICIDADE

Mundo

Premiê do Canadá enfrenta primeiro desafio de partido da oposição

30 out 2019 - 20h44
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, enfrentou nesta quarta-feira os primeiros obstáculos ao lançar seu novo governo minoritário, com um pequeno partido da oposição exigindo uma ação rápida sobre duas prioridades em troca de seu apoio a políticas progressistas.

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. 19/9/2017. REUTERS/Chris Wattie
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. 19/9/2017. REUTERS/Chris Wattie
Foto: Reuters

O novo líder do Partido Democrata, Jagmeet Singh, desafiou Trudeau a agir imediatamente na cobertura universal de medicamentos controlados e insistiu que o primeiro-ministro desista de apelar contra uma decisão judicial que ordena indenização a crianças indígenas prejudicadas pelas políticas federais de assistência social.

"Nosso primeiro passo é superar nosso desafio e vamos construir pressão pública a esse respeito", disse Singh a repórteres após se reunir com os parlamentares de seu partido.

"Muitos canadenses queriam que esse governo trabalhasse com outros partidos. Eles precisam trabalhar com outros partidos, e estamos colocando algumas condições claras", afirmou ele.

Trudeau saiu da eleição da semana passada com mais cadeiras do que qualquer outro partido, mas 13 a menos do que precisava para governar sozinho. O NDP, de esquerda, compartilha grande parte da agenda dos liberais e ocupa 24 cadeiras na Câmara dos Comuns, com 338 membros.

O gabinete do primeiro-ministro não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Singh disse que conversou com Trudeau apenas uma vez logo após as eleições de 21 de outubro.

Durante a campanha, Trudeau também prometeu criar um plano nacional de medicamentos sob prescrição se reeleito, mas forneceu poucos detalhes, dizendo que trabalharia com as províncias e territórios do norte para implementar as mudanças.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade