PUBLICIDADE

Mundo

Premiê de Israel não disputará próximas eleições

29 jun 2022 - 15h12
(atualizado às 17h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro de Israel, Naftali Bennett, anunciou nesta quarta-feira(29) que não planeja participar das próximas eleições gerais do país previstas para o fim de outubro ou início de novembro, informou seu gabinete em comunicado.

Premiê de Israel não disputará próximas eleições
Premiê de Israel não disputará próximas eleições
Foto: EPA / Ansa - Brasil

De acordo com a nota, Bennett, que lidera a diversificada coalizão de oito partidos de Israel desde junho do ano passado, se concentrará em seu papel como premiê suplente assim que o Parlamento votar pela dissolução e o ministro das Relações Exteriores, Yair Lapid, assumir o cargo de primeiro-ministro interino.

As pesquisas de opinião apontam para o líder da oposição e ex-primeiro-ministro Benjamin Netanyahu presidindo o maior partido após a próxima votação, mas ele pode ter dificuldades para formar uma coalizão governista em meio à forte oposição ao seu retorno ao poder.

Na semana passada, Bennett e Lapid anunciaram a intenção de dissolver o Parlamento do país, decisão que abrirá caminho para a quinta eleição em três anos. A decisão foi tomada durante uma onda de protestos de confrontos entre policiais israelenses e civis palestinos.

A dissolução da Câmara será votada esta noite para encerrar o breve governo de Bennett.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade