PUBLICIDADE

Mundo

Premiê da Itália diz que já programa pós-quarentena

Giuseppe Conte, no entanto, não deu prazo para fim de isolamento

2 abr 2020 - 13h58
(atualizado às 14h21)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, admitiu nesta quinta-feira (2) que não sabe até quando manterá as medidas de confinamento no país, mas garantiu que já está pensando no pós-quarentena.

O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, durante coletiva em Roma
O primeiro-ministro da Itália, Giuseppe Conte, durante coletiva em Roma
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O isolamento social válido em toda a Itália foi prorrogado até 13 de abril, mas o governo ainda não bateu o martelo sobre uma possível nova extensão no prazo, já que a curva de contágios está desacelerando em ritmo lento.

"Não somos capazes de dizer agora quando terminará, mas serei a primeira pessoa contente em afrouxar as medidas. Posso dizer que queremos sair o quanto antes dessa fase mais aguda. Já estamos programando a nova fase da emergência, na qual vamos relaxar algumas medidas e aprender a conviver com o vírus", disse Conte à emissora espanhola La Sexta.

"Por fim, chegará a fase da saída definitiva, para reconstruir o tecido econômico e social", acrescentou. As restrições à circulação e às atividades produtivas têm como objetivo "achatar" a curva epidêmica, que explodiu nas primeiras semanas de disseminação do vírus na Itália e sobrecarregou o sistema de saúde nacional, especialmente na Lombardia, a região mais afetada.

Quando os casos ativos voltarem a um patamar sustentável, a expectativa é de que o governo comece a afrouxar o confinamento. O próprio conte disse na última quarta-feira (1º) que ainda é cedo para dizer se as medidas serão prorrogadas até maio, mas as autoridades sanitárias do país afirmam que ainda levará algum tempo para a Itália começar a descer do pico da pandemia.

Até o momento, o país contabiliza 115.242 mil casos do novo coronavírus e 13.915 mortes, de acordo com a Defesa Civil. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade