PUBLICIDADE

Mundo

Preços da eletricidade disparam na Europa

Em meio à interrupção do mercado de energia, onda de calor do verão e impacto da guerra da Rússia na Ucrânia levam preços a níveis recordes

12 ago 2022 - 13h30
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Climatempo

Imagem: Getty Images

Os mercados de energia da Europa, que já se encontravam sob pressão dos cortes da Rússia no fornecimento de gás, registraram novos recordes à medida que a onda de calor prolongada interrompeu as atividades. 

A potência de carga de base alemã para entrega no próximo ano, o preço de referência europeu, subiu mais de 5% na quinta-feira, com um recorde de € 455 por megawatt-hora, o que é cinco vezes maior do que o preço do mesmo período do ano passado, de acordo com o jornal The Financial Times. O contrato francês equivalente aumentou 4%, ultrapassando € 600 por megawatt-hora pela primeira vez.

Os preços da energia, que são fortemente influenciados pelo custo do gás como principal fonte de geração de eletricidade, vêm subindo durante todo o ano, já que o preço do gás mais do que quadruplicou. A prolongada onda de calor na Europa aumentou o problema no mês passado, interrompendo a capacidade de geração, além de aumentar a demanda de eletricidade.

As baixas velocidades do vento devido às altas temperaturas reduziram a geração de energia eólica, enquanto a queda dos níveis de água ao longo do rio Reno interrompeu a entrega de carvão às usinas de energia na Alemanha, disse William Peck, analista de mercado de energia da ICIS, empresa de análise de commodities, em entrevista ao periódico financeiro britânico.

Climatempo
Compartilhar
Publicidade
Publicidade