PUBLICIDADE

Mundo

Por Jubileu, Big Ben pode vir a se chamar Torre de Elizabeth

2 jun 2012 - 09h32
(atualizado às 10h23)
Compartilhar

O Big Ben, um dos monumentos mais famosos de Londres, pode passar a se chamar Torre de Elizabeth, em homenagem à rainha da Inglaterra e coincidindo com as comemorações do Jubileu de Diamante da monarca.

Os parlamentares britânicos favoráveis à mudança de nome anunciaram neste sábado que uma proposta com essa intenção foi apoiada pelos líderes dos três principais partidos britânicos e por 331 dos 650 deputados da Câmara dos Comuns, e por isso deverá ser analisada.

O autor da proposta, o político conservador Tobias Ellwood, passou os três últimos meses buscando apoios para que a torre leste do Palácio de Westminster, ou Torre do Relógio, como se chama oficialmente agora, tenha o nome de Elizabeth II "em reconhecimento a seu longo e constante serviço ao país".

A ideia convenceu a maioria dos deputados, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, qualificou como uma "ótima notícia" que tantos membros do Parlamento sejam a favor "do que seria uma merecida homenagem à rainha".

Nas próximas semanas, a Câmara dos Comuns tomará em consideração a moção que poderá ser votada e aprovada durante este curso parlamentar.

Outra torre do Palácio de Westmister tem, desde 1860, o nome de outra soberana, a rainha Vitória, bisavó de Elizabeth II, que também completou seis décadas no trono.

A proposta coincide com as celebrações, neste fim de semana, do Jubileu de Diamante, que lembra os 60 anos de reinado de Elizabeth II em um momento em que sua popularidade está batendo recordes históricos. Nos próximos dias, espera-se que os britânicos participem de diversos eventos como festas de rua em todo o país ou assistam a um desfile com mil embarcações no rio Tâmisa, em Londres.

Famosa torre londrina pode ser rebatizada em homenagem à rainha
Famosa torre londrina pode ser rebatizada em homenagem à rainha
Foto: Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade