PUBLICIDADE

Mundo

Por falta de antirretrovirais, portadores de HIV da Venezuela recorrem a folhas de árvore

13 dez 2018 - 12h58
Compartilhar
Exibir comentários

A hiperinflação e a falta crônica de remédios da Venezuela têm dado aos portadores de HIV pouca esperança de obterem antirretrovirais, e muitos estão recorrendo às folhas de uma árvore tropical conhecida como guasimo.

Mistura de água com guasimo usada por pessoa com HIV em Caracas, Venezuela 10/12/2018 REUTERS/Marco Bello
Mistura de água com guasimo usada por pessoa com HIV em Caracas, Venezuela 10/12/2018 REUTERS/Marco Bello
Foto: Reuters

Para cada dose os pacientes usam cerca de 50 folhas da árvore, que é muito procurada por sua madeira, e batem com água no liquidificador. Depois eles coam e bebem o líquido verde.

    Médicos e pacientes questionam a eficiência da substância, que vem sendo usada há anos na Venezuela e no Brasil como um complemento ao tratamento farmacêutico.

    Mas os portadores de HIV preocupados em evitar a Aids o veem cada vez mais como melhor do que nada.

    "Não tenho nada a perder", disse um homem soropositivo enquanto preparava e bebia a poção, pedindo para não ser identificado porque seus colegas de trabalho não estão cientes de seu diagnóstico.

    Ele recebeu antirretrovirais de graça do Estado durante anos, mas o fornecimento foi minguando à medida que o sistema de economia socialista do país desmoronava. Depois de cinco meses sem remédios seu médico recomendou a mistura de folhas.

    "Minha mente fica me dizendo 'vou morrer, estou nesta situação porque o governo não fornece medicação'", disse.

    O doutor Carlos Pérez começou a recomendar o tratamento no início de 2018, quando a escassez de antirretrovirais se tornou crítica. Ele orienta os pacientes a beberem o preparado de guasimo duas vezes por dia durante um mês.

    "É um tratamento complementar", disse Pérez, integrante de uma organização chamada Ação Solidária, que ajuda a proporcionar cuidados a portadores de HIV.

    "(Um) componente destas folhas é o tanino, um componente bioquímico que aparentemente tem propriedades antivirais."

    O Ministério da Informação não respondeu a um pedido de comentário sobre a escassez de medicamentos.

    Normalmente, os antirretrovirais só podem ser comprados no exterior, e um mês de tratamento custa ao menos 85 dólares, o equivalente a quase um ano de salário mínimo. A inflação anual chegou a 1,3 milhão por cento em novembro.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade