PUBLICIDADE

Mundo

Popularidade de Macron cai na França em meio a protestos contra imposto

18 nov 2018 - 12h59
Compartilhar
Exibir comentários

A popularidade do presidente da França, Emmanuel Macron, foi novamente atingida nas últimas semanas, de acordo com uma pesquisa divulgada neste domingo, no momento em que ocorrem protestos contra impostos sobre combustíveis na França, o mais recente sinal de insatisfação com as reformas econômicas do governo.

Somente 25 por cento dos entrevistados em um levantamento da Ifop realizado entre 9 e 17 de novembro disseram que estavam contentes com Macron, uma queda em relação aos 29 por cento de outubro. A pesquisa ouviu quase 2.000 pessoas e foi publicada no Journal du Dimanche.

Macron, que chegou ao poder há 18 meses prometendo reformular a economia e reformar instituições, tem ignorado a popularidade em queda e avançado com uma série de reformas, incluindo a flexibilização de leis trabalhistas.

O governo adotou as taxas sobre combustíveis para incentivar o uso de carros menos poluidores, irritando os eleitores nas áreas rurais em particular.

Motoristas furiosos e outros manifestantes, muitos acusando Macron de estar fora de contato com pessoas comuns, bloquearam estradas em toda a França no sábado em um protesto apelidado de "Coletes Amarelos" que atraiu quase 288.000 manifestantes.

Alguns ainda mantinham bloqueios neste domingo

Em uma outra pesquisa Ifop publicada no mesmo jornal neste domingo, 62 por cento disseram que o governo deveria priorizar políticas para ajudar a renda familiar, mesmo se isso significar diminuir o ritmo de um plano ambiental de transição energética.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade