PUBLICIDADE

Mundo

Pompeo diz à Rússia: Não interfiram com as próximas eleições presidenciais dos EUA

14 mai 2019 - 19h45
Compartilhar
Exibir comentários

O Secretário de Estado dos Estados Unidos, Mike Pompeo, disse à Rússia nesta terça-feira que Washington não irá tolerar interferências nas eleições presidenciais de 2020 e pediu que Moscou tomasse medidas ainda não especificadas para mostrar que não haverá uma repetição das supostas interferências de 2016. 

Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Sochi, na Rússia
14/05/2019 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em Sochi, na Rússia 14/05/2019 Sputnik/Alexei Druzhinin/Kremlin via REUTERS
Foto: Reuters

O presidente russo, Vladimir Putin, que se encontrou com Pompeo no balneário de Sochi rebateu a acusação, dizendo que a Rússia nunca havia interferido nas eleições dos Estados Unidos e que o relatório do procurador especial Robert Mueller, que classificou como "de maneira geral objetivo" não havia encontrado evidências de conspiração. 

Agora que o relatório de Mueller era passado, algo que há muito colocava um manto sobre as relações entre EUA e Rússia, Putin disse que esperava que os laços começassem a melhorar. 

"Eu fiquei com a impressão de que o seu presidente quer consertar os laços e contatos entre Estados Unidos e Rússia e quer resolver questões que são de interesse comum para nós", disse Putin a Pompeo. 

Em sua primeira visita à Rússia como secretário de Estado, Pompeo primeiramente confrontou o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, em questões como Ucrânia e Venezuela. Depois de seu encontro, ambos disseram que estavam distantes em muitas questões. 

"Eu deixei claro para o ministro das Relações Exteriores Lavrov... que a interferência nas eleições americanas é inaceitável. Se os russos estivessem envolvidos com isso em 2020, isso colocaria nossa relação em um lugar ainda pior do que ela já esteve", disse Pompeo. "Eu pediria a eles que não fizessem isso. Nós não toleraríamos isso". 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade