PUBLICIDADE

Poluição cria manchas no mármore branco do Taj Mahal

22 mai 2018 - 12h32
(atualizado às 13h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O mármore branco do Taj Mahal está se tornando amarelo e verde, já que o mausoléu indiano do século 17 está sendo vítima do ar sujo da oitava cidade mais poluída do mundo.

Macaco observa ao lado do poluído rio Yamuna, perto do Taj Mahal, em Agra, na Índia
19/05/2018 REUTERS/Saumya Khandelwal
Macaco observa ao lado do poluído rio Yamuna, perto do Taj Mahal, em Agra, na Índia 19/05/2018 REUTERS/Saumya Khandelwal
Foto: Reuters

Uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal flanqueia um rio repleto de lixo e muitas vezes é envolvido pela poeira e pela mistura de neblina e fumaça que emana de chaminés e veículos de Agra, cidade do norte do país.

Insetos minúsculos do minguante rio Yamuna, no qual a cidade despeja seu esgoto, se infiltram no Taj Mahal, e seu excremento mancha ainda mais o mármore, disse um advogado ambientalista à Suprema Corte da Índia.      

O tribunal criticou o governo por não fazer o suficiente para preservar o monumento, construído pelo imperador mongol Shah Jahan como mausoléu para sua esposa, Mumtaz Mahal.

"Se os cientistas e os (conservacionistas) não conseguem fazer as coisas, deveriam ser capazes de contatar especialistas estrangeiros ou conservacionistas, aqueles que podem vir, e eles ficarão imediatamente felizes em ajudar", disse o advogado M.C. Mehta, que vem lutando para salvar o Taj Mahal da poluição há três décadas.

Restauradores vêm usando uma massa de minerais de argila para limpar o mármore - ela retira as impurezas da superfície e pode ser removida com água.

As autoridades do governo não comentaram. Bhuvan Vikram, arqueólogo superintendente de Agra, disse não estar autorizado a falar com jornalistas.

O ministro da Cultura, Mahesh Sharma, cujo departamento supervisiona monumentos históricos, disse que o Ministério do Meio Ambiente está mais qualificado para falar do assunto, mas este último não estava disponível.

Índia: Taj Mahal e ruas são limpos para receber Obama:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade