PUBLICIDADE

Mundo

Polícia polonesa detém 25 que atacaram marcha pela igualdade

Direitos LGBT entraram na pauta da Polônia às vésperas das eleições gerais, marcadas para outubro

21 jul 2019 - 14h54
(atualizado às 16h49)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia deteve 25 pessoas em Bialystok, leste da Polônia, após ataques a integrantes da primeira marcha da cidade por igualdade, entre acusações de que o partido governista Lei e Justiça (PiS) beneficia-se alimentando o sentimento homofóbico.

Polícia polonesa prende 25 pessoas em Bialystok, no leste da Polônia
Polícia polonesa prende 25 pessoas em Bialystok, no leste da Polônia
Foto: Agencja Gazeta/Agnieszka Sadowska via REUTERS

Os direitos LGBT entraram na pauta da Polônia às vésperas das eleições gerais, marcadas para outubro, com o partido conservador pintando os manifestantes como uma ameaça a valores tradicionais poloneses. 

"Policiais garantem a segurança dos cidadãos, independentemente de suas ideias, valores ou crenças proclamadas. Qualquer pessoa que quebrar a lei (…) tem que saber que será responsabilizada", disse a ministra do Interior, Elzbieta Witek, pelo Twitter, neste domingo. 

Vídeos publicados no Twitter mostram homens atacando participantes da marcha, incluindo uma mulher, e gritando insultos anti-LGBT. Alguns dos agressores usavam camisetas de clubes de futebol.

Veja também:

Apollo 11: Como os EUA chegaram à Lua e venceram a corrida espacial contra os soviéticos:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade