PUBLICIDADE

Mundo

Polícia francesa entra em confronto com manifestantes "coletes amarelos" em Estrasburgo

27 abr 2019 - 14h21
(atualizado às 15h15)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia francesa disparou bombas de gás lacrimogêneo para afastar manifestantes que tentavam marchar em direção ao prédio do Parlamento Europeu na cidade de Estrasburgo, leste do país, no 24º fim de semana consecutivo de protestos contra as políticas do presidente Emmanuel Macron.

Os chamados manifestantes "coletes amarelos" voltaram às ruas da França dois dias depois de Macron delinear propostas de políticas, incluindo cortes de impostos no valor de cerca de 5 bilhões de euros em resposta aos protestos.

Os protestos, batizados em homenagem às jaquetas de alta visibilidade dos motoristas, começaram em novembro devido aos aumentos de impostos sobre combustíveis, mas se transformaram em uma revolta às vezes violenta contra políticos e um governo que eles consideram fora do alcance.

Muitos no movimento de base, que não tem uma estrutura de liderança, disseram que as propostas de Macron não avançaram o suficiente e que a maior parte do que ele anunciou não tinha detalhes.

Cerca de dois mil manifestantes se reuniram perto da sede das instituições da União Européia em Estrasburgo, onde os organizadores haviam planejado fazer um protesto internacional marchando simbolicamente para o prédio do Parlamento, um mês antes das eleições parlamentares da UE.

Os protestos anteriores de "coletes amarelos" em Estrasburgo foram em grande medida pacíficos.

Temendo a violência e danos de edifícios públicos que às vezes frustraram as manifestações, as autoridades proibiram protestos e cercaram a vizinhança onde o Parlamento e outras instituições da UE estão localizadas.

A TV francesa mostrou alguns manifestantes encapuzados jogando pedras e outros objetos na polícia.

Em Paris, que testemunhou algumas dos protestos mais violentos, a manifestação deste sábado, organizada em conjunto com a confederação sindical CGT, de extrema-esquerda, estava em geral calma. Os manifestantes também se reuniram em Lyon e Bordeaux.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade