PUBLICIDADE

Mundo

Polícia francesa busca suspeito de matar 3 em mercado natalino de Estrasburgo

12 dez 2018 - 11h04
Compartilhar
Exibir comentários

Forças de segurança realizam buscas no nordeste da França nesta quarta-feira para encontrar um homem suspeito de matar três pessoas em um ataque contra um mercado natalino em Estrasburgo e que era conhecido por ter se radicalizado religiosamente na prisão.

Policiais franceses vigiam feira de Natal, fechada depois de ataque em Estrasburgo 12/12/2018 REUTERS/Vincent Kessler
Policiais franceses vigiam feira de Natal, fechada depois de ataque em Estrasburgo 12/12/2018 REUTERS/Vincent Kessler
Foto: Reuters

Com o atirador à solta, a França elevou o alerta de ameaça de segurança ao nível máximo, intensificando os controles na fronteira com a Alemanha, à medida que agentes de elite auxiliados por helicópteros buscam o suspeito.

A polícia alemã também reforçou os controles de fronteira nos arredores do rio Reno, disseram autoridades.

A polícia identificou o suspeito como Cherif Chekatt, de 29 anos, nascido em Estrasburgo e já considerado pelos serviços de inteligência como um risco de segurança em potencial.

A unidade de combate ao terrorismo da Procuradoria de Paris assumiu a investigação do caso, e o procurador Remy Heitz afirmou que o suspeito gritou "Allahu Akbar" durante o ataque.

"Considerando o alvo, a maneira dele de operar, o perfil e o testemunho daqueles que o escutaram gritar 'Allahu Akbar', a polícia antiterrorismo foi acionada", disse Heitz a repórteres nesta quarta-feira.

O vice-ministro do Interior francês, Laurent Nuñez, afirmou à rádio France Inter que o suspeito havia passado tempo na prisão na França e na Alemanha.

"Foi durante essas temporadas na cadeia que detectamos uma radicalização nas práticas religiosas dele. Mas nunca houve sinais de que ele estava preparando um ataque", disse.

"A busca continua", acrescentou. Questionado se o suspeito pode ter saído da França, ele respondeu: "Isso não pode ser descartado."

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade