PUBLICIDADE

Mundo

Polícia e manifestantes entram em confronto em aniversário de referendo separatista catalão

1 out 2018 - 19h16
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia de choque entrou em confronto com manifestantes em frente ao Parlamento regional da Catalunha nesta segunda-feira, depois que milhares de pessoas fizeram uma passeata em Barcelona para marcar o primeiro aniversário de um referendo pela independência da região espanhola.

Policiais e manifestantes entram em confronto em Barcelona
01/10/2018
REUTERS/Enrique Calvo
Policiais e manifestantes entram em confronto em Barcelona 01/10/2018 REUTERS/Enrique Calvo
Foto: Reuters

A polícia catalã usou cassetetes para controlar os manifestantes depois que alguns agitavam bandeiras separatistas amarelas, vermelhas e azuis e gritavam "1º de outubro, nada de perdoar, nada de esquecer" e mostravam cartazes com a inscrição "República em construção".

Durante o dia houve tentativas para bloquear estradas e trilhos na região nordeste do país, e cerca de 180.000 pessoas marcharam em Barcelona, cantando o hino regional.

Madri impôs o controle direto sobre a Catalunha depois que esta declarou independência na esteira do referendo. Mais tarde eleições deram posse a um governo regional a favor da separação da Espanha, mas um partido que apoia a união conquistou a maioria dos votos.

    Pesquisas na Catalunha mostram uma divisão equilibrada entre os que preferem permanecer na Espanha e aqueles que querem a secessão. Já o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, disse que defende um diálogo sobre o futuro da região, mas descartou qualquer iniciativa em direção à independência.

Os protestos desta segunda-feira provaram que o movimento separatista não está derrotado, disse Marcal Mata, funcionário de 57 anos de um armazém.

    "Queremos enviar a mensagem de que não acabou naquele dia (do ano passado). E embora os olhos do mundo já não estejam sobre nós, iremos em frente".

    Em outras partes da região centenas de manifestantes tentaram bloquear ruas e trilhos de trens, e alguns colocaram pneus em uma via expressa, mas foram dispersados rapidamente.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade