PUBLICIDADE

Mundo

Polícia do Congo prende suspeitos de matar embaixador italiano

Attanasio foi morto com motorista e policial em fevereiro

18 jan 2022 - 19h35
(atualizado às 19h38)
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia do Congo e as autoridades de North Kivu anunciaram nesta terça-feira (18) a prisão dos possíveis assassinos do embaixador italiano Luca Attanasio, do policial Vittorio Iacovacci e do motorista congolês Mustapha Milambo em fevereiro de 2021.

Attanasio foi assassinado em emboscada que não deu certo no Congo
Attanasio foi assassinado em emboscada que não deu certo no Congo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O jornalista das agências Reuters e DPA no Congo, Stanis Bujakera Tshiamala, publicou um vídeo em que os agentes mostram os seis acusados e informa que eles faziam parte de um grupo criminoso chamado de Balume Bakalu. Ainda conforme o repórter, eles queriam um resgate de cerca de US$ 1 milhão por Attanasio, mas a operação saiu do controle e os três foram mortos.

No entanto, o governo do Congo não confirmou as informações ainda.

Attanasio, Iacovacci e Milambo viajavam em um comboio do Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas para visitar um projeto de distribuição de comida em uma área marcada pela violência de grupos rebeldes. Pouco após deixar a capital Goma, o comboio foi atacado por seis homens armados em uma estrada do Parque Nacional de Virunga.

Os disparos para obrigar o grupo a sair dos carros chamou a atenção dos soldados das Forças Armadas do Congo, que atuam na região, e os guardas florestais e um tiroteio aconteceu no local matando os três. .

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade