PUBLICIDADE

Mundo

Polícia despeja imigrantes de centro gerido por ONG em Roma

Os imigrantes foram retirados do complexo de Baobab

13 nov 2018 - 13h15
(atualizado às 13h45)
Compartilhar
Exibir comentários

As autoridades de Roma cumpriram nesta terça-feira (13) uma ordem de despejo contra centenas de imigrantes alojados no complexo de Baobab, próximo à estação Tiburtina, na capital italina.

Há semanas, circulavam boatos de que a ordem de despejo seria autorizada. Nas primeiras horas da manhã, a polícia italiana chegou à praça Maslax, onde fica o centro de Baobab, para retirar os imigrantes que têm acampado na estrutura.

Os estrangeiros foram retirados em ônibus oficiais e levados ao Posto de Imigração. De acordo com testemunhas, cerca de 150 pessoas foram removidas.

O centro de Baobab é uma estrutura montada e mantida por voluntários civis desde 2015 com o objetivo de dar assistência aos imigrantes.

"Pela enésima vez, o problema tem sido enfrentado sem nenhuma lógica. A partir de hoje, centenas de pessoas estarão nas ruas, atrás da estação Tiburtina, sem um local que possa garantir os serviços mínimos indispensáveis que, devido à condição de pobreza, eles mesmos não conseguem ter acesso sozinhos", disse o coletivo de voluntários, em um comunicado nas redes sociais.

Por sua vez, o vice-premier e ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou que "zonas francas, sem Estado e legalidade, não serão mais toleradas".

"Tínhamos prometido isso e estamos cumprindo. Não termina aqui. Das palavras aos fatos", escreveu Salvini, do partido de direita Liga Norte, em seu Twitter.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade