PUBLICIDADE

Mundo

Polícia da Itália prende mais de 120 mafiosos da Camorra

Esta é a maior operação contra a máfia nos últimos anos

26 jun 2019 - 12h23
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia italiana desmantelou nesta quarta-feira (26) um cartel da máfia Camorra e cumpriu pelo menos 126 ordens de prisão em Nápoles, no sul da Itália. A operação foi comandada por agentes da Guarda de Finanças (GdF) com apoio da Direção Distrital Antimáfia (DDA) e da polícia local e atingiu a aliança mafiosa de Secondigliano, organização que reúne os clãs Contini, Licciardi e Mallardo.

    Todos os detidos foram denunciados por associação mafiosa ao narcotráfico, extorsão, lavagem de dinheiro e outros crimes graves.

    A polícia disse que o "escritório social" da organização ficava no Hospital San Giovanni Bosco, em Nápoles, onde a gangue controlava tudo, desde contratações de empregados até contratos de construção e relações com sindicatos.

    "O hospital tornou-se a base logística para conspirações criminosas, como fraudes em seguros usando certificados médicos falsos", disse o promotor Giovanni Melillo.

    De acordo com as autoridades, também foram realizadas apreensões em todo o território nacional de aproximadamente 130 milhões de euros em bens e imóveis.

    O vice-premier e ministro da Itália, Matteo Salvini, comemorou o resultado da operação em sua conta no Twitter. "Mais de cem da Camorra foram presos em toda a Itália. É um golpe terrível para a Aliança Secondigliano. Ótima notícia! Graças à polícia, promotores e investigadores sem piedade contra os clãs", escreveu.

    Esta é a maior operação contra o crime organizado nos últimos anos. O grupo é historicamente uma hegemonia no centro e nos subúrbios do norte de Nápoles e é conhecido pela infiltração na economia e comércio de várias regiões italianas desde os anos 1980.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade