PUBLICIDADE

Mundo

Polícia da Itália e FBI prendem 19 mafiosos

Operação revelou ligação entre as máfias dos dois países

17 jul 2019 - 09h12
(atualizado às 09h54)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma operação conjunta da Polícia de Estado da Itália em Palermo, na Sicília, e do departamento do FBI em Nova York, Estados Unidos, prendeu nesta quarta-feira (17) 19 pessoas de um clã mafioso que tem conexões com a criminalidade organizada americana.

Registro em vídeo mostra membros do clã de Passo di Rigano, em Palermo
Registro em vídeo mostra membros do clã de Passo di Rigano, em Palermo
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Entre os detidos estão Francesco e Tommaso Inzerillo, respectivamente irmão e primo de Totuccio Inzerillo, assassinado pelo clã dos Corleone, comandado por Salvatore "Totò" Riina, durante a guerra pelo controle da máfia nos anos 1980.

A investigação desvendou a ligação entre o clã de Passo di Rigano, em Palermo, e a poderosa família Gambino, uma das que dominam o crime organizado em Nova York. A operação conjunta foi batizada de "New connection" ("Nova conexão", em tradução livre).

Os 19 presos são acusados de associação mafiosa, extorsão agravada, transferência fraudulenta de valores e concorrência desleal agravada por método mafioso. Entre eles está o prefeito de Torretta, na Sicília, Salvatore Gambino.

Dizimado por Riina nos anos 1980, o clã de Passo di Rigano, nome de um bairro homônimo de Palermo, conseguiu se reconstruir nas décadas seguintes, voltando a ocupar posição de destaque na Cosa Nostra.

Os Inzerillo, que haviam sido forçados a fugir para os Estados Unidos, onde viveram sob a proteção da família Gambino, retornaram à Itália no início dos anos 2000 e reconstruíram seu clã mafioso, graças também a acordos com os velhos inimigos. "Atingimos um território particularmente importante para a Cosa Nostra. Constatamos que aqueles que haviam sido forçados ao exílio por Riina voltaram a desenvolver atividades criminosas", disse o procurador Francesco Lo Voi, que lidera o inquérito. 

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade