PUBLICIDADE

Mundo

Polícia chinesa prende líderes e membros de igreja protestante ilegal

10 dez 2018 - 11h42
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia da China deteve dezenas de fiéis e líderes de uma das igrejas protestantes "domésticas" mais destacadas do país, disseram membros da congregação e ativistas, na ação governamental mais recente contra grupos religiosos sem registro.

Mulher rezando em Pequim 29/03/2018 REUTERS/Damir Sagolj
Mulher rezando em Pequim 29/03/2018 REUTERS/Damir Sagolj
Foto: Reuters

Equipes da polícia e autoridades da segurança estatal de Chengdu, cidade do sudoeste do país, foram às casas de líderes e membros da Igreja da Aliança Chuva Matutina na noite de domingo e os detiveram, segundo anúncios da igreja enviados a membros e transmitidos à Reuters por frequentadores e ativistas.

"A hora chegou. Ó, Senhor! Não estabelecestes esta igreja para este exato objetivo?", disse a igreja em um de seus anúncios. "Esperaremos por Ti, como quem mantém vigília pela aurora".

Acredita-se que mais de 100 pessoas foram detidas, disse um líder da igreja, que não quis se identificar.

Nem o Ministério da Segurança Pública de Chengdu nem seu equivalente federal responderam a perguntas enviadas por fax pedindo comentários.

A Constituição chinesa garante a liberdade religiosa, mas desde que o presidente Xi Jinping tomou posse seis anos atrás o governo vem restringindo religiões que se acredita desafiarem a autoridade do governista Partido Comunista.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade