1 evento ao vivo

Polícia britânica encontra fonte de agente nervoso Novichok em garrafa

13 jul 2018
17h19
  • separator
  • comentários

A polícia de contraterrorismo do Reino Unido disse nesta sexta-feira que acredita ter encontrado a fonte do agente nervoso que matou uma mulher no sudoeste da Inglaterra e deixou seu parceiro internado em estado grave.

Policial em local de investigação de envenanamento de britânicos com Novichok em Amesbury 05/07/2018 
REUTERS/Henry Nicholls
Policial em local de investigação de envenanamento de britânicos com Novichok em Amesbury 05/07/2018 REUTERS/Henry Nicholls
Foto: Reuters

Dawn Sturgess, de 44 anos, morreu neste mês, pouco mais de uma semana depois de ser exposta ao Novichok perto da cidade de 00Salisbury, onde o ex-agente duplo russo Sergei Skripal e sua filha Yulia foram vítimas do mesmo veneno em março.

Charlie Rowley, parceiro de Dawn de 45 anos de Amesbury, cidade localizada a alguns quilômetros de Salisbury, está se recuperando em um hospital.

"Na quarta-feira... uma garrafa pequena foi recuperada durante buscas na casa de Charlie Rowley em Amesbury", informou a polícia em um comunicado. "Cientistas agora confirmaram para nós que a substância contida na garrafa é Novichok".

Mais exames estão sendo realizados para tentar estabelecer se ele vem do mesmo lote que contaminou os Skripal, e inquéritos estão em curso para determinar de onde veio a garrafa, acrescentou o comunicado.

"Este é claramente um desdobramento significativo e positivo. Entretanto, não podemos garantir que não tenha sobrado nada da substância", disse o comissário-assistente Neil Basu, chefe da polícia de contraterrorismo britânica.

Ele não quis dar mais detalhes sobre a garrafa, mas a polícia disse que existem inquéritos em andamento para determinar de onde a garrafa veio e como chegou à posse de Rowley.

Mais exames também estão sendo realizados para saber se o Novichok veio do mesmo lote que foi aplicado na porta da frente da casa dos Skripal em Salisbury.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade