PUBLICIDADE

Mundo

PIB norte-americano cresce 3,5% no 3º trimestre

Resultado mostra desaceleração da economia dos EUA

28 nov 2018 - 12h57
(atualizado às 13h12)
Compartilhar
Exibir comentários

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (28) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu à taxa anualizada de 3,5% no terceiro trimestre de 2018.

Especialistas preveem desaceleração do crescimento.
Especialistas preveem desaceleração do crescimento.
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O consumo das famílias, que desacelerou, mas continua sendo o "motor" da economia norte-americana, e o investimento empresarial, que cresceu, foram os principais responsáveis pelo resultado, que é a soma da receita gerada por todos os bens e serviços da economia entre os meses de julho e setembro. O número seguiu o que já era esperado pelos analistas.

O segundo trimestre do ano, período entre abril e junho, teve um crescimento ainda maior, de 4,2%, ainda sob o efeito dos cortes de impostos realizados pelo governo de Donald Trump no final do ano passado, que somaram US$ 1,5 trilhão. Especialistas preveem, no entanto, que a onda de avanço econômico deve desacelerar no quarto trimestre e seguir o ritmo de queda em 2019, devido à guerra comercial com a China e ao constante aumento da taxa básica de juros, realizado pelo Federal Reserve, Banco Central do país.

Ainda assim, a economia norte-americana vive um de seus melhores momentos na história, com taxa de desemprego de 3,7% e o melhor ritmo de crescimento em 13 anos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade