PUBLICIDADE

Mundo

PIB da Itália cresce 2,7% no 2º trimestre, diz dado preliminar

Resultado confirma recuperação da economia italiana

30 jul 2021 - 08h10
(atualizado às 08h16)
Compartilhar
Exibir comentários

O produto interno bruto (PIB) da Itália fechou o segundo trimestre com crescimento de 2,7%, de acordo com uma estimativa preliminar divulgada nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Nacional de Estatística (Istat).

Economia italiana deu sinais de recuperação após meses de restrições anti-Covid
Economia italiana deu sinais de recuperação após meses de restrições anti-Covid
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O resultado se refere à comparação com o trimestre precedente e confirma a retomada da economia italiana após mais de um ano de medidas restritivas para conter a pandemia do novo coronavírus.

Ainda segundo o Istat, o crescimento em relação ao segundo trimestre de 2020 foi de 17,3%, já que o país viveu um lockdown nacional durante boa parte daquele período.

"Após um primeiro trimestre em leve recuperação, a economia italiana registrou um crescimento muito consistente no segundo trimestre do ano. O resultado é fruto sobretudo de uma forte recuperação do setor de serviços, o mais penalizado pela crise, de um crescimento da indústria e de uma substancial estabilidade da agricultura", explica o Istat.

O instituto ainda revisou de 0,1% para 0,2% o crescimento do PIB no primeiro trimestre em relação ao mesmo período de 2020. A expansão acumulada em 2021 até o momento é de 4,8%.

O Istat também divulgou a taxa de desemprego para o mês de junho, que ficou em 9,7%, queda de 0,5 ponto em relação a maio. É a primeira vez em cinco meses que o índice fica abaixo de 10%.

Entre os jovens de 15 a 24 anos, a taxa caiu 1,3 ponto e chegou a 29,4%. A Itália registrou no mês passado 166 mil pessoas empregadas a mais do que em maio e 267 mil a mais na comparação com junho de 2020.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade