PUBLICIDADE

Mundo

PIB da Itália cai 12,8% no segundo trimestre

Esse é o pior resultado da série histórica iniciada em 1995

31 ago 2020 - 07h43
(atualizado às 08h31)
Compartilhar
Exibir comentários

A Itália revisou nesta segunda-feira (31) o resultado do PIB (produto interno bruto) referente ao segundo trimestre e confirmou uma queda de 12,8% no período em relação aos três meses anteriores.

Itália acumula três quedas trimestrais no PIB e está em recessão técnica
Itália acumula três quedas trimestrais no PIB e está em recessão técnica
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (Istat), a queda na comparação com o segundo trimestre de 2019 foi de 17,7%. A estimativa inicial, divulgada em 31 de julho, apontava contrações de 12,4% e 17,3%, respectivamente.

De acordo com o Istat, esses são os piores resultados registrados pelo PIB desde o início da série histórica trimestral, em 1995.

A Itália já acumula três trimestres seguidos de queda na economia e está em recessão técnica. Todos os setores produtivos registraram contração entre abril e junho, e o PIB acumula retração de 14,7% nos primeiros seis meses do ano.

"A estimativa completa das contas econômicas trimestrais confirma o caráter excepcional da diminuição do PIB no segundo trimestre pelos efeitos da emergência sanitária [a pandemia do novo coronavírus] e das medidas de contenção adotadas", diz o Istat.

As restrições à circulação na Itália só começaram a ser lentamente revogadas a partir de meados de maio, mas o país recuperou uma certa normalidade somente em junho.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade