PUBLICIDADE

Mundo

Pfizer vai normalizar entregas na UE semana que vem

Empresa sofreu críticas de Estados-membros do bloco

21 jan 2021 - 13h18
(atualizado às 13h51)
Compartilhar
Exibir comentários

O poder Executivo da União Europeia anunciou nesta quinta-feira (21) que a farmacêutica americana Pfizer vai normalizar na semana que vem a distribuição de vacinas anti-Covid entre os países do bloco.

Ampola com vacina da Biontech/Pfizer em Bruxelas, Bélgica
Ampola com vacina da Biontech/Pfizer em Bruxelas, Bélgica
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A notícia chega em meio às críticas dos Estados-membros por conta dos atrasos registrados nesta semana devido à decisão unilateral da Pfizer de reduzir a produção por alguns dias para aumentar a capacidade de sua fábrica na Bélgica.

"Houve atrasos na entrega das doses nesta semana para todos os Estados-membros, mas eles serão absorvidos até meados de fevereiro. A partir da semana que vem, as entregas voltarão ao nível de 100% das doses previstas semanalmente", disse um porta-voz da Comissão Europeia.

Regiões e estados de alguns membros da UE chegaram a paralisar a vacinação por conta dos atrasos, e o governo da Itália estuda acionar a Pfizer na Justiça. O país, que tem uma das maiores taxas de mortalidade por Covid-19 em todo o mundo, teve uma redução de 29% nas doses entregues nesta semana.

"O comportamento da Pfizer é gravíssimo. A Advocacia do Estado foi acionada para uma ação legal sobre a redução das entregas", diz uma nota do Movimento 5 Estrelas (M5S), maior partido da base governista.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade