PUBLICIDADE

Mundo

Pfizer diz que estudos preliminares sobre tratamentos para Covid-19 são promissores

9 abr 2020 - 12h56
Compartilhar
Exibir comentários

A farmacêutica norte-americana Pfizer informou nesta quinta-feira que dados preliminares ajudaram a identificar um possível medicamento com potencial para ajudar a tratar pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Logotipo da Pfizer em Zurique
02/10/2018
REUTERS/Arnd Wiegmann
Logotipo da Pfizer em Zurique 02/10/2018 REUTERS/Arnd Wiegmann
Foto: Reuters

A Pfizer afirmou que planeja apoiar estudos para determinar se seus medicamentos já existentes, incluindo o remédio Xeljanz, para artrite reumatóide, podem gerar benefícios para aqueles que lutam contra a Covid-19, doença causada pelo vírus.

Mais de uma dúzia de grandes fabricantes de medicamentos, incluindo a Pfizer, anunciaram planos nos últimos meses para desenvolver vacinas e tratamentos para o novo coronavírus, embora poucas ou nenhuma das propostas cheguem a tempo de conter o atual surto global.

Em março, a Pfizer revelou planos para tentar desenvolver um composto antiviral para a Covid-19 e depois informou que estava trabalhando com a BioNTech SE <22UAy.F> em uma potencial vacina baseada na tecnologia de RNA mensageiro.

A empresa também anunciou um plano de cinco pontos para enfrentar o vírus, que inclui a colaboração com empresas e instituições externas em termos de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de tratamentos.

"A Pfizer mobilizou recursos e competências para lidar com todas as frentes da pandemia de Covid-19", disse à Reuters o chefe de pesquisa da Pfizer, Mikael Dolsten, em entrevista.

Dados de estudos pré-clínicos mostram que um composto que foi originalmente desenvolvido para tratar a Sars - um coronavírus diferente que causou uma grande epidemia em 2003 - tem o potencial de tratar pacientes com o novo vírus, disse Dolsten.

A Pfizer afirmou que realizará estudos pré-clínicos adicionais e pretende iniciar testes em humanos no terceiro trimestre de 2020.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade