PUBLICIDADE

Mundo

PF investiga vice-presidente da Guiné Equatorial por suspeita de lavagem de dinheiro

10 out 2018 - 09h27
Compartilhar
Exibir comentários

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira operação que investiga o vice-presidente da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Mang, por suposta lavagem de dinheiro de recursos desviados do país africano.

Carro da Polícia Federal no Rio de Janeiro 28/07/2015 REUTERS/Sergio Moraes
Carro da Polícia Federal no Rio de Janeiro 28/07/2015 REUTERS/Sergio Moraes
Foto: Sergio Moraes / Reuters

Como parte da operação Salvo Conduto foram emitidos 7 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo Hortolândia, Jundiaí e no Distrito Federal, e 35 policiais apuram dois inquéritos policiais, informou a PF em nota.

A Polícia Federal não identificou o alvo da investigação, mas afirmou que o investigado é o mesmo que teve 1,4 milhão de dólares e 20 relógios de pulso avaliados em 15 milhões de dólares apreendidos no Aeroporto de Viracopos no dia 14 de setembro. Segundo reportagens, Obiang tentou entrar no Brasil com esses exatos bens sem fazer a declaração obrigatória no mês passado.

A operação investiga o inquérito do Aeroporto de Viracopos e apura também suposta lavagem de dinheiro através da compra de um apartamento duplex no bairro de Jardins, em São Paulo.

"O imóvel foi adquirido, na época, por 15 milhões de reais. As investigações apontam que o imóvel, adquirido por uma empresa com capital social de 10 mil reais, pertenceria ao investigado", disse a PF em nota.

A Polícia Federal solicitou sequestro do imóvel, dos bens e valores apreendidos no Aeroporto de Viracopos e de sete veículos de luxo. A PF informou que também pediu também cooperação jurídica internacional para esclarecer a participação dos envolvidos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade