PUBLICIDADE

Mundo

Petroleiro iraniano queima pelo 3º dia no mar; ventos fortes e ondas frustram equipes de resgate

9 jan 2018 - 08h32
(atualizado às 09h14)
Compartilhar
Exibir comentários

Ventos fortes, ondas altas e gases tóxicos criaram dificuldades para dezenas de barcos de resgate que lutam para localizar marinheiros desaparecidos de um petroleiro em chamas no Mar do Leste da China nesta terça-feira, o terceiro dia de um incêndio de grandes proporções na embarcação.

Navio petroleiro iraniano atingido por incêndio na costa da China, em imagem cedida pela China Central Television (CCTV) 07/01/2018 REUTERS via REUTERS TV
Navio petroleiro iraniano atingido por incêndio na costa da China, em imagem cedida pela China Central Television (CCTV) 07/01/2018 REUTERS via REUTERS TV
Foto: Reuters

As condições ruins, com ventos fortes, chuva e ondas de até 3 metros, frustraram esforços para controlar o fogo e buscar os 31 tripulantes restantes do petroleiro, informou nesta terça-feira o Ministério dos Transportes chinês em comunicado.

As chamas forçavam uma equipe de busca e resgate da Guarda Costeira da Coreia do Sul a manter até 4,8 quilômetros de distância do petroleiro, disseram à Reuters duas autoridades sul-coreanas.

O corpo de um tripulante foi encontrado na segunda-feira em águas próximas ao petroleiro, informou o Ministério dos Transportes da China.

Há preocupações crescentes de que o petroleiro possa explodir e afundar, enquanto uma frota de 13 navios de busca e resgate cobre uma área de 3.100 quilômetros quadrados em volta do petroleiro em busca pela tripulação.

O petroleiro bateu um navio de carga na noite de sábado no Mar do Leste da China e pegou fogo, e desde então tem derramado petróleo no mar.

O petroleiro Sanchi, administrado pela principal operadora de exportação de petróleo do Irã, a National Iranian Tanker Co, colidiu com o CF Crystal, que levava grãos dos Estados Unidos, a cerca de 300 quilômetros da costa chinesa, próximo a Xangai e da boca do delta do rio Yangtzé.

O Sanchi levava 136 mil toneladas de condensado, um petróleo ultraleve que se torna extremamente volátil quando exposto ao ar e água, para a Coreia do Sul.     

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade