PUBLICIDADE

Mundo

Petição exige demissão de ministro francês acusado de estupro

Gérald Darmanin teria violentado uma mulher em 2009

29 jan 2018 - 14h19
(atualizado às 18h13)
Compartilhar
Exibir comentários

Militantes feministas lançaram um abaixo-assinado para pedir a demissão do ministro de Contas Públicas da França, Gérald Darmanin, 35 anos, que é investigado por estupro.

Gérald Darmanin teria violentado uma mulher em 2009
Gérald Darmanin teria violentado uma mulher em 2009
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A petição é direcionada ao primeiro-ministro do país, Édouard Philippe, e afirma que uma pessoa envolvida em um episódio de violência sexual não pode continuar no governo. Além disso, o abaixo-assinado lembra que quatro ministros foram imediatamente tirados de seus cargos quando, em junho passado, surgiram suspeitas de irregularidades envolvendo seus nomes.

Darmanin é investigado pela Procuradoria de Paris por um suposto estupro ocorrido em 2009, quando ele integrava o partido do ex-presidente Nicolas Sarkozy. A vítima, Sophie Spatz, diz que o hoje ministro exigiu sexo para que ele a ajudasse em um assunto judicial. No ano passado, Darmanin denunciou sua acusadora por "calúnia".

O caso contra o ministro chegou a ser arquivado, em julho de 2017, porque Spatz não atendera aos chamados dos investigadores, mas acabou reaberto pela Procuradoria de Paris.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade