PUBLICIDADE

Mundo

Pesquisas indicam disputa apertada por Madri em eleições locais

19 mai 2019 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

As disputas para controlar a capital espanhola e a região em torno de Madri nas eleições do próximo domingo parecem ainda em aberto, segundo duas pesquisas.

A batalha por Madri, a região mais poderosa da Espanha, reflete a crescente fragmentação política do país, marcada pelo retorno dos socialistas e por uma batalha entre três partidos de direita após o surgimento do Vox, de extrema-direita.

O Mas Madri, de extrema-esquerda, parece destinado a manter a prefeitura da capital, mas pesquisas nos jornais El País e ABC sugeriram que Manuela Carmena, atual prefeita de Madri, precisaria trabalhar com os socialistas para formar a maioria.

O Ciudadanos, de centro-direita, com 20% dos votos, ultrapassaria o conservador Partido do Povo (PP) como a principal legenda da oposição. E uma coalizão do Ciudadanos com PP e Vox deixaria o trio a um ou dois assentos da maioria, de acordo com sondagem do El País.

A pesquisa do ABC mostrou que o Vox perderia metade do apoio que recebeu em Madri nas eleições nacionais da Espanha em abril, reduzindo para 6,8%.

Na corrida regional, a pesquisa do ABC projeta quase um empate entre uma coalizão de três partidos de esquerda e outra dos três grupos conservadores, com uma pequena vantagem dos últimos, embora os socialistas recebam a maioria dos votos.

O PP tem governado a região de Madri desde 1995 e se manter no poder é um teste fundamental para o partido após as eleições nacionais de abril, nas quais obteve seus piores resultados já registrados no Parlamento espanhol.

A eleição em Madri será realizada no mesmo dia em que a Espanha votará para eleger 54 membros para o Parlamento Europeu.

Os socialistas devem receber o maior número de votos, com uma vantagem de 10 pontos percentuais à frente do PP, de acordo com uma pesquisa publicada no sábado pelo El País. Na eleição nacional do mês passado, os socialistas venceram com uma diferença de 12 pontos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade