PUBLICIDADE

Mundo

Peru prende mais de 100 venezuelanos em operação contra o crime e avalia deportação

13 jan 2020 - 14h53
Compartilhar
Exibir comentários

O governo do Peru informou nesta segunda-feira que cogita expulsar mais de uma centena de venezuelanos detidos no final de semana por suspeita de participação em uma rede criminosa, após uma operação policial dentro de um hotel em um balneário no sul de Lima.

Policiais de guarda na fronteira entre Peru e Equador
15/06/2019
REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Policiais de guarda na fronteira entre Peru e Equador 15/06/2019 REUTERS/Carlos Garcia Rawlins
Foto: Reuters

Na ação de domingo, 124 pessoas, entre elas 114 venezuelanos, foram presas em um hotel do distrito de Punta Negra que funcionava como base de operações para o planejamento e a realização de crimes, informou a polícia.

Entre os detidos também há quatro colombianos e seis peruanos. No local ainda foram encontradas 10 armas de fogo e droga sintética, segundo um relatório oficial.

A polícia chegou ao hotel seguindo um suspeito de assassinar um homem na semana passada em um restaurante fast-food. Todos os detidos estão sendo investigados, acrescentou a corporação.

"Os que resultarem responsáveis por feitos graves e que tenham uma sanção penal serão processados pela Justiça peruana, e o restante será expulso em obediência aos trâmites de rigor para migrações", disse o ministro do Interior, Carlos Morán.

O ministro explicou que o Peru reconhece que a maioria dos venezuelanos que ingressam no país chegam em busca de um futuro melhor "fugindo de um governo que está em crise política e econômica", mas que muitas "pessoas de maus hábitos" também cruzaram a fronteira falsificando documentos.

Cerca de 860 mil venezuelanos foram para o Peru, segundo dados do escritório de migrações até o final do passado, o que converteu o país no segundo principal destino destes imigrantes, só atrás da Colômbia.

A insegurança se converteu em um dos maiores problemas do Peru, e a maior parte dos cidadãos culpa os imigrantes venezuelanos por um aumento do crime em meio a um sentimento maior de xenofobia na nação, segundo pesquisas de opinião.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade