PUBLICIDADE

Mundo

Perto de acordo para coalizão, Sánchez busca apoio parlamentar como premiê espanhol

22 jul 2019 - 12h11
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez, delineou suas maiores prioridades de governo ao Parlamento nesta segunda-feira, quando parlamentares de seu partido e de seu provável aliado de coalizão disseram que chegou a hora de confirmá-lo no cargo.

Premiê interino espanhol, Pedro Sánchez, discursa no Parlamento
22/07/2019
2019. Zipi/Pool via REUTERS
Premiê interino espanhol, Pedro Sánchez, discursa no Parlamento 22/07/2019 2019. Zipi/Pool via REUTERS
Foto: Reuters

Quase três meses depois de uma eleição nacional inconclusiva colocar os socialistas de Sánchez como o maior partido, mas sem uma maioria, ele iniciou uma semana de debates e votações que determinarão se ele consegue obter o endosso do Parlamento para montar um governo.

"Isto é o que estarei fazendo nos próximos dias: pedir sua confiança, apelar à sua responsabilidade e generosidade... para que a Espanha tenha um governo", disse Sánchez aos deputados.

O emprego, a igualdade de gênero e o combate à mudança climática serão suas maiores prioridades, anunciou.

A Espanha está em um limbo político desde a votação de 28 de abril, e até alguns dias atrás uma nova eleição parecia cada vez mais provável, já que as negociações entre os socialistas e a sigla de extrema-esquerda Podemos fracassaram.

Mas concessões de última hora dos dois lados deixaram membros bem informados dos partidos confiantes de que um acordo para compor o que seria o primeiro governo de coalizão da história espanhola recente será fechado nesta semana.

"Não existem mais desculpas para não se fechar um acordo. Os eleitores não entenderiam isso", disse um parlamentar do Podemos que falou sob a condição de anonimato, já que as conversas sobre a coalizão ainda estão em andamento.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade