PUBLICIDADE

'Pensam que somos apenas melhores amigas': as gêmeas que nasceram com a cor da pele diferente

As irmãs Marcia e Millie, de 11 anos, filhas de mãe inglesa e pai com origem jamaicana, nasceram com cor de pele diferente. A carga genética herdada dos pais explica essa diferença.

20 mar 2018 - 16h30
(atualizado às 16h42)
Compartilhar
Exibir comentários
As gêmeas Marcia (à esq.) e Millie Biggs estampam a capa da edição de abril da revista americana | Foto: National Geographic/Reprodução
As gêmeas Marcia (à esq.) e Millie Biggs estampam a capa da edição de abril da revista americana | Foto: National Geographic/Reprodução
Foto: BBC News Brasil

Quando as duas eram pequenas, as pessoas as olhavam com espanto. Gêmeas bivitelinas e filhas de mãe inglesa e de pai com ascendência jamaicana, Marcia e Millie Biggs eram muito parecidas, exceto por um aspecto: a cor da pele. Uma era branca e loira e a outra, negra.

As meninas, hoje com 11 anos, estampam a capa da edição especial de abril da revista National Geographic, dedicada a debater como a raça "nos define, nos separa e nos une".

A foto é acompanhada dos dizeres: "Essas irmãs gêmeas nos fazem repensar tudo o que sabemos sobre raça".

"Quando eram bebês, as pessoas olhavam para elas no carrinho e perguntavam: 'Mas são gêmeas?'", diz a mãe, Amanda Wanklin, à revista. Ao ouvir a resposta afirmativa, ela ouvia de volta: "Mas uma branca e outra é negra". Ao que Wanklin respondia: "São os genes".

A mãe chama as meninas de "seu milagre de um em um milhão".

"Quando as pessoas nos veem, eles pensam que somos apenas melhores amigas", diz Marcia à publicação. "Quando descobrem que somos gêmeas, ficam meio chocadas porque uma negra e a outra, branca."

https://www.instagram.com/p/Bek-nA3F6Sl/?hl=en&taken-by=littlestronggirls

Genes

Em uma gestação de gêmeos bivitelinos, cada óvulo é fecundado por espermatozóides diferentes. Assim, os bebês podem herdar características genéticas distintas, como a cor da pele.

A geneticista Alicia Martin diz à revista que não é tão raro que, quando um casal inter-racial tem gêmeos bivitelinos, um pareça mais com um dos pais do que o outro.

A especialista diz que cada traço herdado pelos gêmeos dependem de inúmeras variáveis, incluindo de onde são os antepassados dos pais e a complexa genética que define a cor da pele.

Geneticista afirma não ser tão raro, quando um casal inter-racial tem gêmeos bivitelinos, que um pareça mais com um dos pais do que o outro
Geneticista afirma não ser tão raro, quando um casal inter-racial tem gêmeos bivitelinos, que um pareça mais com um dos pais do que o outro
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Na internet, há outras crianças gêmeas de cor de pele diferente que fazem sucesso nas redes sociais. É o caso de Isabella e Gabriella, com mais de 50 mil seguidores na conta do Instagram da mãe, Clementina Shipley.

Veja também:

Estudantes de medicina aprendem anatomia com realidade virtual:
BBC News Brasil BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade