PUBLICIDADE

Mundo

Pelosi atrela acordo comercial dos EUA com Reino Unido a pacto entre Irlandas

14 ago 2019 - 13h48
Compartilhar
Exibir comentários

Não existe chance de um acordo comercial entre os Estados Unidos e o Reino Unido ser sancionado pelo Congresso se a separação britânica da União Europeia minar o acordo de paz da Sexta-Feira Santa entre a Irlanda e a Irlanda do Norte, disse a presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi, nesta quarta-feira.

Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi
01/08/2019
REUTERS/Yuri Gripas
Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Nancy Pelosi 01/08/2019 REUTERS/Yuri Gripas
Foto: Reuters

"Qualquer que seja a forma que ele tome, não se pode permitir que o Brexit ameace o Acordo da Sexta-Feira Santa, incluindo a fronteira destravada entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte", disse ela em um comunicado.

    "Se o Brexit minar o Acordo da Sexta-Feira Santa, não haverá chance de um acordo comercial EUA-Reino Unido passar no Congresso", acrescentou a líder democrata da Câmara, tal como noticiado inicialmente pelo site Politico.

    O governo Trump está negociando um acordo de livre comércio com o Reino Unido que entraria em vigor depois que este finalizar sua saída da UE, marcada para 31 de outubro.

    Mas todo e qualquer pacto teria que passar pelo Congresso norte-americano, que está dividido entre os democratas, que controlam a Câmara, e os correligionários republicanos do presidente Donald Trump, que controlam o Senado.

O assessor de segurança nacional dos Estados Unidos, John Bolton, em visita a Londres nesta semana, disse que os EUA apoiarão entusiasticamente um Brexit sem acordo se isso for o que o governo britânico decidir fazer e que um acordo comercial com os EUA ajudaria a amortecer o impacto da saída britânica da UE.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade