PUBLICIDADE

Mundo

Pelo menos um morto devido a incêndios florestais no Novo México, milhares de pessoas são deslocadas

19 jun 2024 - 12h45
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos uma pessoa morreu devido aos incêndios florestais no Novo México, que também levaram à retirada de milhares de pessoas e danificaram centenas de estruturas, informou o gabinete da governadora Michelle Lujan Grisham nesta quarta-feira.

"Não temos mais detalhes", disse um porta-voz do gabinete da governadora à mídia. "Apenas uma fatalidade como resultado do incêndio."

Até o final da terça-feira, cerca de 1.400 casas e outras estruturas haviam sido destruídas. Todo o vilarejo de Ruidoso, no Novo México, com 7.000 habitantes, foi esvaziado, acrescentaram as autoridades.

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas nos incêndios, disse a governadora aos repórteres na terça-feira.

A governadora também declarou estado de emergência no Condado de Lincoln e na Reserva Mescalero Apache devido aos dois incêndios florestais -- South Fork Fire e Salt Fire.

O incêndio South Fork está estimado em cerca de 6.200 hectares e está zero por cento contido, enquanto o incêndio Salt consumiu pelo menos 2.200 hectares, de acordo com uma atualização do gabinete da governadora.

"Foi realmente assustador com as cinzas caindo. Parecia como neve caindo, foi muito ruim. Foi assustador", disse Karen Sandoval, uma deslocada de Ruidoso, a uma mídia local.

Espera-se que chova um pouco ao longo desta semana no Novo México.

Separadamente, os bombeiros da Califórnia também enfrentavam altas temperaturas, baixa umidade e ventos fortes enquanto tentavam conter um incêndio florestal que começou no sábado a noroeste de Los Angeles e já queimou quase 5.000 hectares.

As cidades dos EUA têm quebrado recordes de temperatura de décadas nesta semana, com uma onda de calor que se estendeu do centro ao leste do país, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, no que as autoridades estão alertando que pode se tornar um evento climático mortal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade