PUBLICIDADE

Mundo

Pelo menos 17 imigrantes morrem em naufrágio em Lesbos, na Grécia

6 out 2022 - 10h35
Compartilhar
Exibir comentários

Pelo menos 16 mulheres imigrantes e um menino morreram quando uma embarcação afundou na ilha grega de Lesbos nesta quinta-feira, no segundo desastre marítimo envolvendo refugiados no Mar Egeu em menos de um dia, disse a guarda costeira do país.

O barco afundado transportava cerca de 40 pessoas, afirmou a guarda costeira, citando pessoas que foram resgatadas até agora. Houve 17 corpos recuperados, disse um oficial da guarda costeira. Dez mulheres foram resgatadas e cerca de uma dúzia de pessoas foram consideradas desaparecidas.

O barco afundou a leste de Lesbos, que fica perto da costa da Turquia.

O ministro grego da Migração, Notis Mittarachi, publicou no Twitter um apelo para que a Turquia tome "medidas imediatas para evitar todas as partidas irregulares devido às condições climáticas adversas".

"Já houve hoje muitas vidas perdidas no mar Egeu, pessoas estão se afogando em navios insalubres. A União Europeia precisa agir", escreveu ele.

No incidente anterior, autoridades gregas resgataram 80 imigrantes, entre eles 18 menores de idade, cujo barco afundou depois de atingir uma área rochosa em águas tempestuosas perto da ilha de Kythira, no sul da Grécia, na quarta-feira.

De acordo com os resgatados, 15 ainda estavam desaparecidos e uma operação de busca e resgate está sendo realizada ao longo da costa mais ampla de Lesbos para os imigrantes que podem ter chegado à costa. Três foram encontrados presos em uma área remota.

A Grécia esteve na linha de frente de uma crise imigratória europeia em 2015 e 2016, quando cerca de um milhão de refugiados fugindo da guerra e da pobreza na Síria, Iraque e Afeganistão chegaram ao país, principalmente via Turquia.

O número de chegadas caiu drasticamente desde então. Mas autoridades gregas dizem ter visto recentemente um aumento acentuado nas tentativas de entrada pelas ilhas do país e pela fronteira terrestre com a Turquia.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade