PUBLICIDADE

Mundo

Pedro Sánchez tenta evitar nova eleição na Espanha, mas retira oferta de coalizão ao Podemos

26 jul 2019 - 19h25
Compartilhar
Exibir comentários

Os socialistas espanhóis disseram, nesta sexta-feira, que continuarão trabalhando com todas as partes para evitar outra eleição, mas não estavam mais dispostos a oferecer um governo de coalizão ao Podemos, de extrema-esquerda, que bloqueou sua tentativa de serem confirmado no poder.

Primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez
25/07/2019
REUTERS/Sergio Perez
Primeiro-ministro interino da Espanha, Pedro Sánchez 25/07/2019 REUTERS/Sergio Perez
Foto: Reuters

Em uma eleição parlamentar três meses atrás, os socialistas de Pedro Sánchez receberam a maioria dos votos, mas não conseguiram garantir a maioria absoluta, deixando a Espanha em um limbo político, e os eleitores, irritados com a falta de habilidade dos partidos de chegar a um acordo.

Sánchez está servindo como primeiro-ministro interino enquanto isso. Nesta semana, ele perdeu duas votações, depois de não conseguir chegar a um acordo para uma coalizão de governo com o Podemos. 

"Tentamos formar uma coalizão de governo, e o Podemos a bloqueou. Não há caminho nessa direção... Outras fórmulas podem ser exploradas, mas não a coalizão", disse a vice-primeira-ministra socialista, Carmen Calvo, em uma entrevista coletiva. 

"Deve haver muita frustração no país por não haver um governo", disse Calvo. 

Em teoria, Sánchez tem até meados de setembro para ser confirmado como premiê ou apresentar outro candidato. Se isso não der certo, uma nova eleição seria convocada para 10 de novembro. 

Eleitores dizem que não desejam voltar às urnas e querem que os políticos resolvam a situação. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade