PUBLICIDADE

Mundo

PD e 5-Estrelas estão próximos de acordo na Itália com Conte como primeiro-ministro

26 ago 2019 - 21h06
Compartilhar
Exibir comentários

O governista Movimento 5-Estrelas e a oposição do Partido Democrático (PD) parecem estar próximos de um acordo para formar um novo governo italiano nesta segunda-feira após o PD sinalizar que estaria disposto a aceitar um novo mandato de Giuseppe Conte como primeiro-ministro. 

Primeiro-ministro interino da Itália, Giuseppe Conte
24/08/2019
REUTERS/Regis Duvignau
Primeiro-ministro interino da Itália, Giuseppe Conte 24/08/2019 REUTERS/Regis Duvignau
Foto: Reuters

Conte, que não tem partido mas é próximo do 5-Estrelas, renunciou na semana passada após o colapso de uma coalizão de 14 meses entre o 5-Estrelas e o partido de extrema-direita Liga, provocado pela retirada do líder da Liga Matteo Salvini.

O presidente Sergio Mattarella deu ao 5-Estrelas a chance de evitar uma eleição antecipada e formar uma nova coalizão com o PD. Na semana passada o presidente pediu que o partido se manifestasse até a próxima terça-feira, mas na segunda-feira ele estendeu o prazo por mais um dia, até a quarta-feira. 

Conte retornou a Roma da reunião do G7, na França, para um encontro noturno com o líder do 5-Estrelas Luigi Di Maio e o chefe do PD Nicola Zingaretti com a intenção de estabelecer os detalhes de um acordo.

A reintegração de Conte, insistida pelo 5-Estrelas mas resistida pelo centro-direitista PD, era apresentada como o principal obstáculo para um acordo entre os dois partidos, que são tradicionalmente antagônicos. 

"Estamos trabalhando para dar à Itália um novo governo (...) Acredito que estejamos no caminho certo. Estou otimista", disse Zingaretti a jornalistas após reunião mais cedo com Di Maio. 

"Precisamos fazer um orçamento para 2020 que requer um governo novo, mais sério e impositivo", acrescentou. 

Considerando que não existam mais empecilhos sobre diretrizes ou cargos ministeriais, o novo governo de coalizão - o sexagésimo sétimo governo italiano desde a Segunda Guerra Mundial - poderia ser empossado no início da semana que vem. 

Um obstáculo pode ser a hostilidade de alguns integrantes do 5-Estrelas, que enxergam o PD como símbolo de um establishment corrupto italiano que o movimento foi fundado para combater. 

O partido normalmente coloca importantes decisões estratégicas para votação online entre os membros, seguindo sua crença de democracia direta. Neste caso, a medida pode aniquilar totalmente o acordo, pondo a Itália de volta no caos político. 

Conte era um advogado quase desconhecido quando foi escolhido pela Liga e pelo 5-Estrelas para chefiar o governo após uma inconclusiva eleição em março de 2018. Ele é hoje o político mais popular da Itália, segundo pesquisas de opinião. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade