PUBLICIDADE

Mundo

Patriarca ecumênico assina decreto para garantir independência da igreja ucraniana

5 jan 2019 - 14h21
Compartilhar
Exibir comentários

O líder espiritual mundial da Igreja Cristã Ortodoxa concedeu formalmente, neste sábado, a independência à igreja ucraniana, em uma histórica separação da igreja russa, em um ato visto pelos líderes ucranianos como vital para a segurança do país.

O decreto garantindo a chamada "autocefalia" foi assinado pelo patriarca ecumênico Bartolomeu em uma missa com o chefe da igreja metropolitana ucraniana, Epifaniy, e o presidente Petro Poroshenko, na Catedral São Jorge, em Istambul.

"Quero agradecer aos milhões de ucranianos em todo o mundo que responderam ao meu apelo por orações para que a igreja fosse estabelecida", disse Poroshenko na cerimônia, acompanhada de um coral litúrgico.

"Quero agradecer às gerações de ucranianos que sonharam... e finalmente Deus nos enviou a Igreja Ortodoxa da Ucrânia", disse o presidente à congregação.

O patriarca, líder espiritual de mais de 300 milhões de cristãos ortodoxos em todo o mundo, endossou o pedido da Ucrânia, feito em outubro. O decreto, ou Tomo, será entregue a Epifaniy em uma cerimônia no domingo, completando o processo pelo Patriarcado Ecumênico.

No mês passado, a Ucrânia escolheu Epifaniy, de 39 anos, para chefiar a igreja, uma medida que Poroshenko comparou ao referendo ucraniano de independência da União Soviética, em 1991.

A medida irritou a Rússia e fez o presidente Vladimir Putin alertar sobre um possível conflito. As relações entre a Ucrânia e os russos estão abaladas desde a tomada da Crimeia por Moscou, em 2014.

A Ucrânia impôs lei marcial em novembro, citando a ameaça de uma invasão depois de a Rússia ter capturado três embarcações do país no Estreito de Kerch.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade