PUBLICIDADE

Mundo

Partidos pró-independência apoiarão ex-líder da Catalunha para governar região

10 jan 2018 - 09h38
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários

Os dois principais partidos pró-independência da Catalunha concordaram em apoiar o ex-líder da região Carles Puigdemont como candidato para liderar o governo regional, elevando a probabilidade de uma nova campanha pela separação da região do restante da Espanha neste ano.

Presidente destituído da Catalunha Carles Puigdemont em Bruxelas, na Bélgica 21/12/2017 REUTERS/Francois Lenoir
Presidente destituído da Catalunha Carles Puigdemont em Bruxelas, na Bélgica 21/12/2017 REUTERS/Francois Lenoir
Foto: Reuters

Jordi Xucla, representante do partido Juntos pela Catalunha, disse nesta quarta-feira que sua legenda e o Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) apoiarão o retorno de Puigdemont ao cargo, do qual ele liderou o movimento de independência da região.

"O resultado do dia 21 de dezembro nos deu o mandato para refletir a maioria parlamentar. O candidato presidencial (da Catalunha) será evidentemente Puigdemont", disse Xucla à rádio nacional espanhola.

Puigdemont está em exílio autoimposto em Bruxelas e pode ser preso se retornar à Espanha. O outro principal possível candidato para representar os partidos pró-independência é o líder do ERC, Oriol Junqueras, que está detido em uma prisão em Madri.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, convocou uma eleição regional para o dia 21 de dezembro para solucionar a pior crise política da Espanha em décadas, depois que líderes catalães declararam a independência da região em outubro, após a realização de um referendo considerado ilegal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade