PUBLICIDADE

Mundo

Partido Trabalhista acusa BBC de cobertura enviesada de campanha eleitoral

5 dez 2019 - 18h55
(atualizado às 18h58)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Trabalhista do Reino Unido, de oposição, escreveu à direção da rede BBC nesta quinta-feira para reclamar sobre a cobertura da campanha eleitoral para o pleito de semana que vem, acusando a emissora pública de adotar um viés.

Líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, durante evento de campanha em Birmingham
05/12/2019 REUTERS/Phil Noble
Líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, durante evento de campanha em Birmingham 05/12/2019 REUTERS/Phil Noble
Foto: Reuters

O coordenador da campanha dos trabalhistas, Andrew Gwynne, disse que havia numerosos exemplos onde a liderança de seu partido teria recebido "tratamento mais negativo, escrutínio mais severo e comentários editoriais com mais inclinações" do que a campanha do primeiro-ministro Boris Johnson, do Partido Conservador.

"O viés tem sido refletido nos recortes, conteúdos e equilíbrio da cobertura da BBC da campanha", escreveu Gwynne em uma carta ao diretor-geral da BBC, Tony Hall.

"Se os conservadores podem 'enganar' ou manipular a BBC, e esse comportamento passar batido, então a empresa terá sido cúmplice de oferecer ao Partido Conservador uma vantagem eleitoral injusta."

Não houve resposta imediata da BBC, que é governada por regras rígidas para garantir a imparcialidade, à carta.

Os trabalhistas, que aparecem 10 pontos atrás dos conservadores nas pesquisas de opinião para a eleição do dia 12 de dezembro, estão especialmente descontentes porque Johnson não concordou em ser entrevistado pelo jornalista veterano Andrew Neil, que já submeteu os outros líderes dos principais partidos a perguntas duras.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade