PUBLICIDADE

Mundo

Partido de premiê May evita derrota completa em eleição local de Londres

4 mai 2018 - 07h39
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Conservador, da primeira-ministra britânica, Theresa May, evitou uma derrota completa nas eleições locais de Londres e ainda obteve ganhos em outras regiões favoráveis ao Brexit, mostraram resultados nesta sexta-feira, frustrando as expectativas do opositor Partido Trabalhista de obter uma grande vitória.

Premiê britânica, Theresa May, e o marido, Philip, chegam a local de votação em Londres 03/05/2018 REUTERS/Hannah McKay
Premiê britânica, Theresa May, e o marido, Philip, chegam a local de votação em Londres 03/05/2018 REUTERS/Hannah McKay
Foto: Reuters

As eleições são vistas como um teste para o apoio público a May, no momento em que ela enfrenta uma possível rebelião no Parlamento contra sua estratégia para o processo de desfiliação do Reino Unido da União Europeia.

Com dois terços dos votos apurados, May conseguiu evitar uma derrota ampla em Londres que enfraqueceria ainda mais sua autoridade ante os parlamentares conservadores antes de votações decisivas sobre seus planos de retirar o Reino Unido da união alfandegária da UE quando o país deixar o bloco.

"Esses resultados são tão bons quanto qualquer partido governista poderia esperar após oito anos no poder", disse Tony Travers, professor do Departamento de Governo da London School of Economics.

"Será um alívio para May e o Partido Conservador como um todo, porque são um indicativo de que apesar do fato de que os conservadores estão em uma guerra civil interna sobre o Brexit, os problemas do Partido Trabalhista são possivelmente ainda piores".

A votação desta semana decide mais de 4.400 assentos em conselhos locais, determinando 150 autoridades de governos locais que são responsáveis pelos serviços públicos cotidianos. A eleição não afeta as vagas no Parlamento, onde May tem uma pequena maioria graças a um acordo com um partido menor.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade