1 evento ao vivo

Partido catalão condiciona estabilidade de governo da Espanha a iniciativa separatista

14 fev 2020
09h22
  • separator
  • 0
  • comentários

O partido separatista catalão Esquerra Republicana de Catalunya (ERC) só ajudará o governo da Espanha a obter uma maioria estável no Parlamento e apoiará seu orçamento se a iniciativa de independência da região for abordada em conversas, disse uma autoridade graduada do partido à Reuters.

Pere Aragonés durante entrevista à Reuters em Madri
13/02/2020 REUTERS/Susana Vera
Pere Aragonés durante entrevista à Reuters em Madri 13/02/2020 REUTERS/Susana Vera
Foto: Reuters

O ERC de esquerda foi fundamental para facilitar a confirmação do líder socialista Pedro Sánchez como primeiro-ministro no mês passado. Seus votos serão cruciais para a aprovação ou rejeição de uma proposta de orçamento da coalizão de governo também de esquerda, o que pode definir a sobrevivência do governo em um Parlamento fragmentado.

"O importante é a resolução do conflito político (catalão). A estabilidade ou não do governo será consequência de a primeira questão ser abordada corretamente ou não", disse Pere Aragonès, coordenador nacional do ERC, em uma entrevista na delegação do governo catalão em Madrid na quinta-feira.

"Seremos extremamente exigentes" nas solicitações políticas para apoiar o orçamento espanhol e nos detalhes do próprio orçamento, disse ele. Mais adiante, o partido negociará o apoio aos socialistas caso a caso.

O apoio do ERC ao orçamento espanhol dependerá da evolução de uma pauta de negociações entre os governos central e regional a respeito da situação política da Catalunha. As conversas devem começar no final deste mês.

Veja também:

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade