PUBLICIDADE

Mundo

Parlamento Europeu aprova legislação sobre clima

24 jun 2021 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários

O plenário do Parlamento Europeu aprovou definitivamente nesta quinta-feira (24), em Bruxelas, a lei europeia do clima, que estabelece a meta da União Europeia (UE) para alcançar a neutralidade climática até 2050.

    A lei foi aprovada com 442 votos a favor, 203 contra e 51 abstenções e prevê uma redução das emissões de gases de efeito estufa até 2030 em 55% em relação aos níveis de 1990.

    Para entrar em vigor, a legislação, considerada uma parte essencial do Acordo Verde, precisa ainda receber a aprovação final no Conselho da UE, que deve ocorrer na próxima semana.

    Segundo a presidente da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, esta lei é fundamental para que a instituição apresente o seu primeiro pacote climático no dia 14 de julho. Na ocasião, será proposta a modificação de 11 regulamentos da UE, do clima às energias renováveis, da eficiência à tributação da energia. O texto também incluirá a nova diretiva sobre o uso dos solos que, segundo o acordo entre o Parlamento Europeu e o Conselho sobre a legislação climática, deve aumentar a capacidade de absorção das florestas da UE, aumentando a redução potencial de emissões de 55% para 57% até 2030.

    Itália - O ministro das Relações Exteriores da Itália, Luigi Di Maio, anunciou nesta quinta-feira (24) que o governo italiano poderá nomear um enviado especial para as mudanças climáticas.

    "Nossa ação deve ser forte, constante e coordenada em nível internacional. A Itália está aí neste desafio e luta com o máximo empenho, focando na transição ecológica também a nível global", afirmou o chanceler italiano.

    Segundo Di Maio, entrou em vigor a lei que institui o enviado especial para o clima, mas a indicação será feita pelos dois ministros responsáveis pelo assunto: Relações Exteriores e Transição Ecológica.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade